“Em 2002 o Lothlöryen foi formado, lançando no ano seguinte uma demo chamada "Thousand Ways to the Same Land", que foi o primeiro passo para a criação da identidade da banda. Contando com oito músicas, o material recebeu ótimas resenhas da imprensa nacional, o que levou a banda a fazer parte da "Valhalla Demo Section", uma coletânea feita pela revista Valhalla contando com as melhores bandas independentes do Brasil. Devido a boa repercussão da demo, a gravadora Force Majeure Records assinou um contrato com o Lothlöryen para lançar seu álbum de estréia.

Em 2005 o álbum "...of Bards and Madmen" foi lançado, levando os “loucos bardos do metal brasileiro” a fazerem parte das listas de “Melhor Banda do Ano” feitas por publicações como Valhalla, ...And Heavy Metal For All, Roadie Crew, e também “Melhor Álbum de Heavy Metal do Ano” pelo Prêmio Dynamite de Música Independente.

Em 2008 a banda lançou o álbum "Some Ways Back no More", gravado e produzido em São Paulo, e que trouxe uma roupagem ainda mais profissional ao conceito musical proposto pelo grupo. O álbum foi lançado pela gravadora Die Hard Records, um dos maiores selos especializados em metal no Brasil, e obteve uma aceitação ainda maior que seu antecessor, por parte de crítica e público, figurando entre os grandes lançamentos do ano.

Nesses anos de estrada o Lothlöryen se apresentou ao lado de ícones do metal, como Symphony X, Sepultura, Shaman, Korpiklaani, Torture Squad e Tuatha de Danann.
Em 2010, devido à mudanças na formação da banda com a saída do vocalista Léo Oliveira e a entrada de Daniel Felipe, o Lothlöryen faz uma pausa na sequência de shows e se concentra na pré-produção do novo álbum.

O novo álbum, Raving Souls Society foi produzido no Casanegra Studios, em SP, com produção a cargo de Augusto Lopes (Dr. Sin, Hangar, Kiko Loureiro) e foi lançado no Brasil em  março de 2012, via Shinigami Records.

Ataualmente a banda se encontra divulgando a “Raving Souls Tour”, que se iniciou em 2011 com 15 shows entre maio e dezembro. A tour segue durante o ano de 2012 pelo Brasil e promete passar por terras europeias no primeiro semestre de 2013.